segunda-feira, 25 de maio de 2020

O QUE É MITO?

O mito é uma narrativa ou forma de expressar utilizada pelos povos mais antigos para explicar os fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, enfim uma maneira que esses povos encontraram para entender sua realidade e relacionar-se com o sobrenatural.

Analisando os mitos, pode-se pensar que são histórias fantasiosas e não verdadeiras. Porém, para os povos antigos gregos, indígenas e demais povos tradicionais, os mitos tratam-se de uma maneira de explicar os diferentes elementos presentes no universo.
Os povos antigos encontram nos mitos uma forma de enfrentar a vida e afastar a angústia e o medo do desconhecido. Enfim, o mito tem um caráter simbólico e explicativo que permite às comunidades tradicionais compreender o mundo que as envolve.

Mitologia Grega

A mitologia é o estudo dos mitos, das suas origens e significados. A mitologia grega trata-se da maneira de pensar, conhecer e falar da cultura grega antiga.


Na Grécia antiga, os mitos eram recitados de memória pelos aedos e rapsodos, cantores ambulantes e poetas. Esses cantores e poetas eram considerados como portadores de uma verdade fundamental sobre a origem do universo, das leis etc. Os principais poetas gregos antigos eram conhecidos como Homero e Hesíodo. Esses poetas relatavam a história da cultura grega através das ações dos deuses, das figuras mitológicas e das aventuras e virtudes dos heróis.

Contudo, com o passar do tempo e com as mudanças culturais, sociais e políticas, as narrativas mitológicas foram sendo questionadas e substituídas por uma forma de pensar que exigia outros critérios para a explicação do mundo e do homem. Surge a Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.


Referência:
ARANHA, Maria L. de Arruda; MARTINS, Maria H. Pires. Filosofando: uma introdução à filosofia. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2016.